CONTATE-NOS
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
LOCALIZAÇÃO

Setor de Arqueologia (MHN/UFAL)

 

arqueologia.nepa@gmail.com

O Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico foi fundado em 2003, sendo um Grupo de Pesquisa  do CNPq. Atualmente, o NEPA tem laboratórios e reservas técnicas na UFAL, no Setor de Arqueologia do Museu de História Natural e no Centro Arqueológico Palmarino em União dos Palmares. 

SOBRE NÓS

Setor de Arqueologia do MHN-UFAL

O Setor de Arqueologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas tem como objetivos salvaguardar bens arqueológicos, desenvolver pesquisas na referida área e promover a extroversão dos resultados obtidos através desses estudos, por meio de exposições, publicações, ações educativas, etc. 

O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN-UFAL) é um órgão suplementar ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UFAL) e tem como atribuições a Pesquisa e a Extensão. Desde a sua criação, em 1991, vem desenvolvendo estudos nos ecossistemas locais, valorizando também o conhecimento das populações tradicionais sobre o uso dos recursos naturais do estado. Desses estudos resultam coleções sistemáticas científicas, testemunhas de nossa biodiversidade (atual e fóssil), das riquezas minerais e da ocupação humana no decorrer da história (arqueologia e antropologia).


Além dos trabalhos de cunho científico, direcionados para um público bastante específico, o conhecimento produzido é disponibilizado para a população através de uma exposição de longa duração, apresentando informações relacionadas ao ambiente natural de Alagoas. Nesse sentido, o museu atua como um espaço de educação não-formal. Professores do ensino público e privado utilizam a exposição para auxiliar nos conteúdos curriculares, despertando a curiosidade dos alunos, elemento fundamental para a aprendizagem. Pesquisar, conservar e ampliar suas coleções são atividades básicas do museu, dando suporte aos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, bem como aos diversos pesquisadores que o procuram para desenvolver seus trabalhos.